Foram encontrados 30 registros para a palavra: educacao fisica

Com apoio da prefeitura, Conselho Regional de Educação Física retoma atividades em Petrolina

A partir do mês de agosto, Petrolina voltará a ter um polo do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Após três anos fechado, o posto voltará a funcionar em parceria com a prefeitura. O CREF irá ganhar um local de atendimento na Secretaria Executiva de Esportes, no Parque Josepha Coelho. Com isso, serviços que antes eram ofertados apenas na capital do estado, passam também a serem oferecidos no município. A decisão foi tomada em reunião entre membros de Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) e do conselho, na última semana. Além de regulamentar e fiscalizar a profissão, serão realizadas atividades como dar entrada na carteira profissional; recebimento de documentação de pessoa física e jurídica; atualização da biometria e entrada em recursos de autuação e acordos. 

Para o secretário da pasta, Emicio Junior, com a medida não apenas Petrolina será beneficiada como também outras cidades da região. "Antes os profissionais e donos de academia que precisavam de registro ou a identidade profissional, por exemplo, tinham que ir ao Recife. Agora, com o apoio da prefeitura, ficará muito mais fácil não só para os profissionais da área, como também para a população que poderá exigir ainda mais a regulamentação do profissional", afirma. Além de Petrolina, apenas Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira têm unidades de atendimento do Conselho Regional de Educação Física...

Ação da Uninassau permite maior conhecimento da atuação profissional dos futuros profissionais de Educação Física

Os alunos dos cursos de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Petrolina realizaram, nesta quarta-feira (18), visita técnica a uma academia de ginástica da região. O objetivo da atividade de campo é promover o conhecimento prático, além de possibilitar trocar de experiências entre estudantes e profissionais.

A professora do curso, Micaely Maia, pontuou o desenvolvimento da atividade. "No primeiro momento, os discentes aplicaram questionário entre os profissionais do local com questões relacionadas em relação à importância e satisfação com a profissão. Numa segunda etapa, aconteceu a visita técnica para que os estudantes pudessem conhecer o espaço, a função dos aparelhos, a rotina produtiva e a interação entre profissional e os alunos da academia"...

Conselho de Educação Física Itinerante chega a Itabuna e Juazeiro

Com o objetivo de interiorizar as ações do Conselho Regional de Educação Física da 13ª  Região (CREF13/BA) levando serviços e atualização aos profissionais de Educação Física do estado, o CREF13 Itinerante chega aos municípios de Itabuna e Juazeiro no mês de dezembro. Poderá ser feita a renovação de cédulas, negociação de débitos e regularização de estabelecimentos comerciais e de novos profissionais de Educação Física.

Em Itabuna, o atendimento do CREF13 Itinerante acontecerá no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), em frente ao campo de futebol Itabunão, nos dias 4 e 5, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Em Juazeiro, a trabalho será nos dias 14 e 15 de dezembro, no mesmo horário. O local será divulgado em breve. A coordenação dos ficará sob a responsabilidade do professore Heitor Prates de A. Júnior...

Projeto '1º Passo para saúde' prorroga inscrições para aulas gratuitas de Educação Física

As inscrições para as aulas de zumba, hidroginástica e Educação Física, ofertadas pelo projeto "1º passo para saúde", foram prorrogadas. Os interessados podem fazer o cadastro nesta quinta-feira (16), das 07h às 8h, no Clube do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Sinserp), localizado no bairro Jardim Vitória. Para preencher a ficha, é necessário apresentar carteira de Identidade (RG) e o cartão família. Ainda há cem vagas disponíveis.

Qualquer pessoa pode se inscrever e participar das aulas. Entretanto, o '1º passo para saúde' visa atender pessoas que apresentam quadro de obesidade, hipertensão ou diabetes. Dessa forma, aqueles que efetuarem o cadastro, ainda passarão por avaliações médicas, físicas e psicológicas. Além disso, também serão realizadas consultas com um nutricionista. No ato da inscrição, as informações sobre essas datas e horários serão repassadas aos alunos...

Projeto '1º Passo para saúde' abre 200 vagas para aulas gratuitas de Educação Física

O projeto "1º passo para saúde" abre novas turmas de zumba, hidroginástica e Educação Física. Interessados em participar dessas aulas de forma gratuita, podem se inscrever nesta quarta-feira (15), das 06h às 08h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Simserp), localizado na Rua Adão Pereira, Jardim Vitória. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar a carteira de Identidade (RG) e o cartão família. Estão sendo ofertadas duzentas vagas.

O projeto idealizado pela agente comunitária de saúde, Maria Aparecida, acontece em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Apesar de qualquer pessoa poder se inscrever, o público alvo são pessoas com obesidade, hipertensão e diabetes...

Ensino de atletismo é tema central do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola”

Com o objetivo de auxiliar diretamente os professores de Educação Física que atuam nas escolas, um grupo formado por um docente e estudantes de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e por professores de escolas da região está produzindo uma coletânea com oito livros sobre temas relacionados à área. O primeiro título “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” foi lançado recentemente e já se encontra disponível para venda. A obra contém textos metodológicos e didáticos, sugestões de atividades práticas, além de discutir questões relacionadas ao atletismo no Brasil e no exterior. 

Elaborada por 12 autores, a iniciativa é fruto de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Univasf, coordenado pelo professor do Colegiado de Educação Física Diego Luz Moura. A ideia da elaboração da coletânea ocorreu a partir de um curso de formação realizado em junho deste ano, que reuniu 133 professores e coordenadores pedagógicos de três municípios diferentes dos estados de Pernambuco e da Bahia. O conteúdo da obra leva em consideração as experiências vivenciadas pelos professores da rede. 

O livro apresenta um debate sobre o atletismo no Brasil e no âmbito internacional, alguns princípios metodológicos para o ensino, sugestões de atividades práticas e de textos didáticos para debates de temas a partir do atletismo, como o bullying. O prefácio é assinado pelo professor João Batista Freire e pelo membro titular do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Antônio Jorge Gonçalves Soares. 

Segundo o professor Diego Luz Moura, o livro reflete como a educação física está sendo transmitida nas escolas. “A educação nas escolas tem que ser vista de maneira integral, através de um trabalho de corpo inteiro, que vai desde a mente até os movimentos. Este livro mostra como usar o atletismo para atingir esse objetivo”, afirma. 

Com 106 páginas, o livro pode ser adquirido pelo site da Editora CRV, nos formatos impresso ou digital. Os interessados também podem adquirir a obra com a professora Mariana Santana pelo telefone (74) 98816-7041. O preço de capa do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” é R$ 30,00. 

O LECPEF é um grupo de pesquisa surgido em 2013 e conta com a participação de alunos de pós-graduação e professores da rede de ensino. O grupo realiza pesquisas sobre o ensino da Educação Física, buscando valorizar as boas práticas realizadas pelos professores da região. A partir deste ano, o LECPEF começou a fornecer acompanhamento pedagógico e cursos de formação para professores que serão realizados até 2019. O próximo livro fruto da formação que será realizada em março de 2017 terá como foco a ginástica nas escolas.  ..

Após divulgar versão errada de MP, MEC afirma que artes, educação física, filosofia e sociologia seguem obrigatórias no Ensino Médio

Ao anunciar, nesta quinta-feira, as mudanças no Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou um texto apontando que algumas velhas conhecidas dos estudantes deixariam de ser tema obrigatório ao final da educação básica. Aulas de artes, educação física, filosofia e sociologia, pelo que constava no texto da medida provisória (MP) divulgado durante a tarde, não seriam mais parte compulsória do currículo do Ensino Médio, cabendo às escolas, redes de ensino e alunos definir quais delas fariam parte dos estudos. 

O texto, porém, estava equivocado. Na versão encaminhada para publicação no Diário Oficial — que deve vir a público na sexta para então ir à apreciação do Congresso Nacional —, o texto final aponta que não está decretado o fim de nenhuma disciplina, e as 13 que atualmente constam como obrigatórias para o Ensino Médio permanecerão obrigatórias...

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COBRA CELERIDADE DA JUSTIÇA PARA EXERCER A PROFISSÃO

Conforme o Blog já veiculou uma turma com quase 200 estudantes formados desde 2014 no curso de Educação Física da Faisa (Universidade do Rio Grande do Sul) polo de Juazeiro, não consegue exercer a profissão porque os diplomas emitidos pela instituição não têm validade. De acordo com o Conselho Regional, o diploma não é reconhecido porque a faculdade não tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para atuar à distância, somente em curso presencial.

O grupo descobriu o fato ao dar entrada no Conselho Regional de Educação Física da Bahia e receber a resposta de que não poderiam exercer a profissão. O curso é oferecido por uma faculdade à distância, com sede no Rio Grande do Sul, e administrado pelo Instituto de Educação Superior, que funciona em Juazeiro...

Zó defende profissionais de Educação Física e alerta MEC para universidades irregulares na Bahia

Na tarde desta terça-feira (30) o deputado estadual Zó (PCdoB) recebeu uma comissão de alunos egressos do curso de Educação Física de Juazeiro que foram diplomados em 2014. pela Faculdade FAISA.  De acordo com Luiz Fernando, membro da comissão,  o Conselho Regional de Educação Física (CREF13 BA/SE) até o momento não reconheceu o curso como válido. Ainda segundo Luiz, a instituição só possui o reconhecimento do MEC em sua matriz que fica no Rio Grande do Sul, portanto sem validade na Bahia.

Outro ex-estudante da FAISA/Polo Juazeiro relatou que  chegou a preso, mesmo apresentando o diploma,  por exercício ilegal da função. Ele pagou uma multa e prestou serviço comunitário.  Apesar de enfrentar todos esses problemas, a faculdade continua oferecendo seus serviços não só em Juazeiro, como em outras cidades do interior da Bahia. ..

HU-Univasf oferecerá serviços à população em comemoração ao Dia do Nutricionista e do Profissional de Educação Física

Para homenagear os profissionais que auxiliam na promoção da saúde e da qualidade de vida, o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) disponibilizará uma série de serviços gratuitos à população, como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros.

As atividades acontecerão nos dias 31 de agosto e 01 de setembro (dia do Nutricionista e do Profissional de Educação Física, respectivamente) no Parque Josefa Coelho, das 07:00 às 09:00h da manhã. O objetivo do evento também é conscientizar e estimular a prática de hábitos saudáveis que podem prevenir e colaborar com o tratamento de diversas doenças...